A equipe do Basquete Cearense parte nesta terça-feira (24), com embarque às 10 horas da manhã, para Belo Horizonte, onde irá cumprir a fase final da sua preparação para a décima edição da Liga Nacional de Basquetebol, temporada 2017/18. Na capital mineira, o Carcará irá participar da 1ª Copa Avianca e a estreia será na quarta-feira (25), quando enfrenta o Botafogo, do Rio, às 18h15 (horário de Brasília). O jogo será disputado no ginásio do Minas Tênis Clube, em rodada que será aberta com a partida entre Vasco da Gama (RJ) contra o Vitória/Universo (BA), às 16h e às 20h30 (horário de Brasília), Minas Tênis x Flamengo (RJ).

A Copa Avianca irá até o próximo dia 31, com os seis clubes jogando entre si na primeira fase, com os dois primeiros colocados disputando o título, com o terceiro e quarto brigando pelo terceiro posto e quinto e sexto colocados jogando na última rodada pelo quinto posto do torneio que é organizado pelo Minas Tênis com supervisão do NBB.

A estreia do Basquete Cearense no NBB será no dia 6 do mês que vem, em São Paulo, contra o Pinheiros. No entanto, esse jogo pode ser adiado, caso a Liga Sul-Americana confirme a data de 6,7 e 8 de novembro para sua segunda etapa. Caso o NBB confirme o adiamento da estreia do Carcará, sua primeira partida acontecerá somente no dia 8 de novembro, em Sorocaba, contra a LSB/Uniso.

Na Copa Avianca, o técnico Alberto Bial não irá contar com o ala/armador americano Rashaun McLemore, recuperando de uma fratura no dedão da mão esquerda. Vai ficar em Fortaleza fazendo tratamento. No primeiro jogo contra o Botafogo, nesta quarta-feira, Wallison Vinicius e Juliano Armani, que estão jogando a Liga de Desenvolvimento, em Curitiba, não estarão presentes, devendo chegar em Belo Horizonte para o segundo encontro contra o Vasco da Gama, na quinta-feira (27), bem como o assistente técnico Dannyel Russo, que dirige o sub-20.

“É uma oportunidade ímpar para dar ritmo aos jogadores e aproveitar o torneio bem próximo ao NBB 10 para experimentar várias situações de jogo e formações. Esse encontro em Belo Horizonte tem uma grande valia para todas equipes, inclusive para nós. Vamos usá-lo como preparação, dando oportunidade a todos jogadores para chegarmos bem para a estreia”, analisou o técnico Alberto Bial.

O experiente ala/pivô Felipe Ribeiro, acredita que o torneio terá uma importância fundamental para a equipe do Carcará ganhar ritmo até a estreia. “É um torneio com grandes equipes do NBB, onde vamos ter a oportunidade de avaliar como foi nossa preparação. Tivemos uma pré-temporada muito dura, com muitos treinos e jogos amistosos. Em Belo Horizonte vamos fazer os últimos acertos para o NBB. A equipe está muito motivada porque iremos enfrentar adversários que estão no mesmo nível que o nosso em preparação”, disse Felipe.

O ala/pivô Sualisson Tavares, também acredita que vai ser uma ótima oportunidade para encerrar a preparação do Basquete Cearense. “A Copa Avianca vem para complementar nossa preparação, juntando com o que tivemos em Pindamonhangaba e no Rio de Janeiro. Os jogos em Belo Horizonte só irão engrandecer nossa pré-temporada porque vamos jogar com equipes de alto nível e será de grande importância para nosso entrosamento, porque logo em seguida virá o NBB 10. Como as equipes que jogarão a Copa Avianca não tem um Estadual forte para jogar, todo mundo vai querer ganhar e mostrar força. O Basquete Cearense também vai querer mostrar sua força também para a temporada toda”, completou o paraibano de Campina Grande, Sualisson.