A equipe do Basquete Cearense terminou em quinto lugar na primeira fase da Copa Avianca, que está sendo disputada no ginásio Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Na tarde desta segunda-feira (30), o Carcará foi superado pelo Flamengo por 74 a 58. Com o resultado, o time cearense ficou em quinto lugar e vai disputar esse mesmo posto contra o Vitória.

Contando com quatro jogadores bases da equipe, casos de Fiorotto, Leonardo, Felipe e o americano Rashaun (este último ficou em Fortaleza, tratando de uma fissura no dedo), o Basquete Cearense não teve um bom começo e acabou perdendo pela maior diferença já no primeiro período por 25 a 12. Melhorou a defesa, atacou com mais sincronismo e chegou a vencer o segundo quarto por 22 a 20, fechando a primeira etapa de jogo por 45 a 34 a favor do Flamengo. No terceiro período, novamente foi dominado pelo Flamengo que fez 17 a 10. Na reação do Carcará no quarto período, o melhor momento, quando o time do técnico Alberto Bial 14 a 12, com uma ótima defesa.

O ala Betinho Duarte, com 12 pontos foi o cestinha do Basquete Cearense, seguido por Matheus Leal (10 pontos e nove rebotes) e Davi Rossetto (nove pontos, cinco assistências e três rebotes). O cestinha do jogo foi o pivô JP Batista, do Flamengo, com 27 pontos e seis rebotes.
“Foi muito importante e extremamente proveitoso nossa participação na Copa Avianca, deu para observar que tipo de jogo vamos ter nesta temporada no NBB e vimos que estamos em condições de enfrentar todos estes adversários podendo vencer. Vamos estar bem preparados para fazermos uma boa estreia. Estamos em uma crescente. Para mim, o mais importante não foram os resultados e sim a performance da equipe que vem sempre em uma crescente em todos os aspectos. Estamos confiantes que faremos uma boa temporada no NBB10, como traçamos no início da remontagem da equipe”, afirmou o técnico Alberto Bial.

Betinho Duarte também acredita que a participação do Carcará na Copa Avianca foi muito proveitosa. “Foi muito positiva, apesar das derrotas pudemos testar e treinar muitas coisas. Jogamos sem quatro importantes e isso faz muita falta. Mesmo assim jogamos com muita garra e vontade de vencer para evoluirmos, em especial como time. Individualmente posso dizer que foi ótimo para mim. Fui pegando meu ritmo e do time, me adaptando a tudo. Fiz um ótimo jogo contra o Botafogo apesar de estar longo tempo fora das quadras e esse sequência de jogos foi fundamental para que eu pudesse voltar a reconquistar confiança em todos os movimentos que faço no jogo”, concluiu.