Em uma partida emocionante, na manhã desta quinta-feira (23), o Carcará derrotou o Flamengo por 70 a 69 (47 a 29). Com a vitória, o Solar Cearense soma agora quatro vitórias – três na primeira fase – e sobe para a quinta colocação na classificação geral. Na sequência da competição, o time cearense enfrenta nesta sexta-feira (24), a equipe do São José, novamente às 9h da manhã no ginásio do CA Paulistano, na Capital Paulista.

O Solar Cearense teve nos dois primeiros períodos os melhores momentos da partida, chegando a abrir 25 pontos no início do terceiro período, mas acabou cedendo a forte marcação pressão do Flamengo e nos dois últimos períodos sofreu uma parcial de 20 a 2, deixando muitas emoções para os segundos finais até chegar a uma importante vitória.

“Conversamos muito no hotel e no ginásio para mostrar a eles a importância da vitória. O time jogou completo pela primeira vez desde o início do jogo, com o Juliano e o Smith. Tivemos dois períodos iniciais muito bom, conseguindo abrir uma boa vantagem e ter uma gordura para os dois últimos. O time todo foi muito criativo, decidindo na hora certa e é o começo de uma arrancada rumo a uma boa classificação para a terceira fase da LDB”, afirmou Lucas Castro.

O armador Juliano Armani foi o cestinha do time cearense, com 18 pontos, além de dois rebotes, duas assistências e quatro bolas recuperadas. “O importante foi que tivemos uma boa vitória. O time teve ótimos momentos e conseguimos o resultado que precisávamos para seguir em busca da classificação”, afirmou.

Outro grande destaque do Solar Cearense foi o ala/armador Gabriel Fernandes. Ele marcou 15 pontos, pegou 11 rebotes (double-double), deu três assistências e ainda recuperou uma bola. Wallison Guilherme, com nove pontos, seis rebotes, quatro assistências e uma bola recuperada também contribuiu para a vitória cearense. João Matheus, com 17 pontos, foi o cestinha do Flamengo.

O JOGO

Um primeiro período arrasador. Assim foi o Solar Cearense no jogo desta quinta-feira contra o Flamengo. Acertando quatro de seis bolas de três pontos, o time comandado por Daniel Abreu chegou a fazer uma parcial de 11 a 0 para encerrar o primeiro quarto na frente em 21 a 12. O domínio do Carcará continuou no segundo período. Depois de uma sequência de bolas de três pontos, chegou a maior vantagem nos dois primeiros períodos – 15 pontos – depois de uma bola de três pontos de Gabriel (35 a 20), para encerrar a primeira etapa do jogo com 18 pontos de vantagem: 47 a 29. Foi um quase perfeito jogo inicial do time cearense, inclusive com ótimo aproveitamento nas bolas de três pontos, com nove de 19 arremessadas, sendo cinco só no segundo quarto.

O terceiro período começou todo favorável ao Carcará, graças ao bom aproveitamento e a ótima defesa. O time cearense chegou a fazer uma parcial de 5 a 0 para aumentar a vantagem para 23 pontos e aumentou para 24 pontos depois de dois lances livres acertados por Gabriel Fernandes. Fazendo uma defesa por zona e variando para pressão o Solar Cearense abriu 25 pontos (64 a 39), faltando dois minutos para encerrar o quarto. Porém, o Flamengo reagiu, fez uma parcial de 10 a 0, fez 20 a 17 no quarto e abaixou a diferença para 15 pontos no fim do período: 64 a 49.

O quarto período foi dramático para o Carcará. Com quatro minutos de jogo, o Flamengo abaixou para apenas nove pontos a vantagem do time cearense (66 a 57), obrigando o técnico Lucas Castro a pedir tempo. Sempre com o placar favorável, mesmo pressionado, a equipe conseguiu administrar a vantagem para chegar a vitória por um ponto.

Com a vitória, o Solar Cearense soma agora quatro vitórias – três na primeira fase – e sobe para a quinta colocação na classificação geral. O São José, adversário desta sexta-feira, até a rodada de hoje (23), tinha apenas uma vitória e ocupava a sétima colocação. Para a terceira fase da LDB, classificam oito equipes.