Jogando na manhã desta sexta-feira (24), no ginásio do Paulistano, na Capital Paulista, o Carcará foi superado pelo São José por 77 a 74, na primeira prorrogação, após empate de 67 a 67 (28 a 44 no primeiro tempo). Na última rodada da segunda fase da LDB, neste sábado (25), o time cearense irá enfrentar o Sesi/Franca, a partir das 13h30.

Com ótimas atuações do quarteto formado por Felipe Smith, Emílio, Wallison e Gabriel Fernandes, os dois primeiros tempos do Solar Cearense foram ótimos. Já no início do jogo, conseguiu uma parcial de 9 a 0 e terminou o primeiro período com 11 pontos na frente (23 a 12). Mantendo o ritmo e caindo as bolas de três pontos – Smith acertou quatro de cinco tentativas – mais duas de cada um de Wallison e Gabriel – o Carcará conseguiu manter o ritmo para fazer uma parcial de 21 a 16 no segundo período e ir para o intervalo com 16 pontos na frente: 44 a 28.

No terceiro período, depois de levar uma parcial de 20 a 5, acabou permitindo o empate do São José em 51 a 51 para encerrar o período empatado em 54 a 54. Já no quarto período começou levando dois pontos e ficou atrás pela primeira vez no placar em 56 a 55. Com o jogo empatado em 67 a 67, o Carcará ainda teve a chance de ganhar a partida com posse de bola nos últimos 24 segundos, mas Markinho acabou não acertando o arremesso da zona morta e a partida foi para a prorrogação.

No tempo extra, o Solar Cearense, sentindo as ausências de Wallison e Emílio, eliminados com cinco faltas, não conseguiu segurar ofensivamente o adversário que fez 10 a 7 e ganhou a partida por 77 a 74. Apesar da derrota, mas com quatro vitórias, três na primeira fase, o time cearense já tem vaga garantida na terceira fase da competição, provavelmente no início de fevereiro de 2018, novamente no ginásio do Paulistano, em São Paulo.

“Fizemos dois ótimos períodos iniciais. Com boa defesa e atacando com equilíbrio. Depois deixamos de jogar coletivamente e permitimos que o São José tomasse conta do jogo. Ainda reagimos no final do quarto período, conseguimos empatar, mas sem o Emílio e o Wallison na prorrogação, não conseguimos segurar o adversário. Agora é descansar e pensar no jogo contra Franca”, analisou o técnico Lucas Castro, que está substituindo Dannyel Russo nessa segunda fase da LDB, em São Paulo.

Cestinha da equipe com 22 pontos, além de cinco rebotes, duas assistências e duas bolas recuperadas, Gabriel Fernandes lamentou o desempenho da equipe nos dois últimos períodos e consequentemente a derrota na primeira prorrogação. “Voltamos desligados para o segundo tempo. Parece que estávamos acomodados com a vantagem adquirida na primeira etapa. Infelizmente o time ainda reagiu, mas não conseguimos a vitória”, analisou.

Wallison Guilherme, com 17 pontos, 10 rebotes (double-double), uma assistência e uma bola recuperada foi o outro destaque do Carcará, seguido por Felipe Smith (14 pontos, oito rebotes, quatro assistências e uma bola recuperada). Léo, do São José, com 26 pontos, oito rebotes e quatro assistências, foi o cestinha do jogo.