A equipe do Solar Cearense se despediu da segunda fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete em São Paulo. Na tarde deste sábado (25), o Carcará fez a última partida contra a forte equipe do Sesi/Franca e foi superada por 64 a 56 (34 a 31 no primeiro tempo). Com uma boa campanha de quatro vitórias e cinco derrotas, o único representante do Nordeste Brasileiro na competição está classificado para a terceira fase que será disputado a partir do dia 20 de fevereiro de 2018, novamente no ginásio do Paulistano, em São Paulo.

Com as quatro derrotas em cinco jogos – venceu o Flamengo por 70 a 69 e perdeu um incrível jogo na prorrogação para o São José – a equipe campeã da LDB de 2014, leva para Fortaleza a certeza que poderá fazer outra brilhante campanha na fase seguinte da competição. 

“Precisamos corrigir o detalhe em que não estamos conseguindo fechar bem as partidas. Jogamos de igual com todos, mas não conseguimos manter a intensidade na hora decisiva das partidas. O ponto positivo é que jogamos bem contra todos e são adversários que iremos enfrentar na fase seguinte. Agora é treinar, se preparar bem para buscar uma boa classificação na fase seguinte da LDB”, afirmou o técnico Lucas Castro, que foi campeão no Carcará de 2014.

Para o pivô Emílio Silva, faltou pouco para obter uma melhor classificação, mas o time está no caminho certo. “Temos uma equipe forte e acabamos perdendo alguns jogos para nós mesmos. Enfrentamos adversário do nosso nível, mas faltou mais o individual de cada um para formarmos uma equipe vencedora. Para isso vamos treinar muito até a terceira fase e buscar uma grande classificação para o Solar Cearense”, afirmou Emílio.

No fim da segunda fase, o Solar Cearense teve dois grandes destaques da competição: Juliano Armani, como cestinha, com média de 16 pontos por jogo, além de segundo em assistências (média de 5 por jogo) e Wallison Guilherme, como a melhor média de rebotes nos oitos jogos disputados: 8.75 bolas por jogo, além de média de 12.2 pontos por partida. E ainda Gabriel Fernandes, com 12 pontos por partida.

Na partida contra Franca, Juliano Armani foi o cestinha da equipe, com 18 pontos, quatro bolas recuperadas, três assistências e três rebotes. Felipe Smith veio depois, com 14 pontos, nove rebotes e duas bolas recuperadas. Gabriel (11 pontos, cinco rebotes e três assistências), completou os destaques do Carcará. Guilherme Abreu, de Franca, com 23 pontos, nove rebotes, seis bolas recuperadas e duas assistências foi o destaque francano.
O JOGOS

Mesmo não fazendo uns dois primeiros períodos, o carcará conseguiu equilibrar o jogo contra a poderosa equipe de Franca. Começou melhor, é verdade, especialmente quando fez 7 a 0 no início do jogo e até fazendo 15 a 12, obrigando o técnico francano a pedir tempo e fechar o primeiro período na frente em 22 a 21.

O segundo período, o nível do jogo caiu muito. Com uma forte defesa pressão à quadra toda, o Solar Cearense teve várias chances de abrir uma diferença, mas falhou nas conclusões. Chegou a liderar em 25 a 24, faltando pouco mais de três minutos para perder o segundo período com uma baixa parcial de 12 a 10 e a primeira etapa do jogo em 34 a 31.

O Solar Cearense começou com tudo no terceiro período, passou na frente do marcador em 37 a 36, abriu três pontos na sequência (8 a 2 na parcial), obrigando o técnico francano a parar o jogo com tempo. A partida passou ser disputada ponto a ponto, depois de um empate de 41 a 41. Com um parcial de 17 a 15 a seu favor, Franca terminou o terceiro quarto na frente por apenas um ponto: 49 a 48.

O valente time cearense ainda tentou a reação no quarto período, mas acabou sucumbido ao bom basquete do ala Guilherme Abreu, principal jogador francano e ao sofrer uma parcial de 13 a 6, faltando dois minutos, praticamente não encontrou mais forças para virar o placar, perdendo a partida por oito pontos.