Em partida pegada até os minuto final, Pinheiros conseguiu abrir e segurar vantagem no último quarto, vencendo por 73 a 82.

Foi de arrepiar a torcida das mais de quatro mil pessoas na noite desta terça-feira (3), no ginásio Paulo Sarasate, no jogo 1 entre Solar Cearense e Pinheiros, válido pelos playoffs do NBB. Em partida onde as duas equipes marcaram forte do início ao fim, no último quarto prevaleceu o arremesso afiado do americano Holloway, dando a vitória para os visitantes por 73 a 82. O Carcará viaja quinta-feira (5) para São Paulo, onde enfrenta o Pinheiros novamente na sexta-feira (6), às 19h, no Poliesportivo Henrique Villaboim.

O técnico Alberto Bial, que fez seu jogo de número 300 no NBB, avaliou o desempenho do Solar Cearense. “O Pinheiros tem dois americanos muito fortes, mesmo fazendo um ótimo primeiro quarto, tivemos uma queda de produção no segundo tempo, cometendo erros que não costumamos cometer na defesa. Como dizem os gaúchos, comentei até com o Leozão, “Não está morto quem peleia”, então seguimos na série vivo, acredito demais no Basquete Cearense, pois temos o retrospecto de dar a volta por cima dentro dessa competição”, destacou Bial.

Os destaques do Solar Cearense foram Paulinho com 19 pontos, 6 rebotes e 3 assistências, Betinho marcou 18 e Rashaun, 13 pontos. O líder nos rebotes da partida foi o pivô Leozão. “O nosso ataque parou de funcionar no último quarto, eles mudaram algumas coisas na defesa e não conseguimos adaptar. Mas faz parte, isso é playoff. Tínhamos esperança de sair hoje com vitória porque vencer em casa foi o nosso ponto forte na competição, mas não tem nada perdido. Vamos trabalhar para tentar ganhar um jogo na casa deles e trazer a partida quatro para cá”, afirmou o armador Paulinho Boracini.

O JOGO

As equipes começaram se estudando e com uma marcação muito forte. Foi o ala-armador Holloway que abriu o placar no Paulo Sarasate, o americano foi marcado por Betinho durante o restante do quarto. O Pinheiros passou a tentar impedir as jogadas do Carcará logo na saída de bola, mas o armador Davi Rossetto foi encontrando espaços para servir Leozão, Felipe e Betinho, que foi o responsável por abrir 7 pontos com uma bola de três. O time paulista ainda chegou a empatar a um minuto do fim da primeira parcial com o armador Ruivo, mas Leozão deixou o Solar Cearense na frente, 23 a 21.

O jogo ficou mais veloz no segundo quarto. Um toco de Leozão em Toledo nos primeiros segundos incendiou a torcida do Carcará. A equipe do técnico César Guidetti buscou o empate por duas vezes com Holloway e Bennett, mas o Solar Cearense foi diminuindo os espaços e brigando pelas bolas na defesa que resultaram em contra-ataques certeiros liderados pelo armador Paulinho. Primeiro tempo: 38 a 34.

No terceiro quarto as equipes tiveram um pouco mais de dificuldade de sair da marcação que se manteve forte durante mais dez minutos de partida. O Solar Cearense conseguiu manter a vantagem durante a maior parte da parcial, quando a três minutos Ware colocou o Pinheiros na frente. Não deu muito tempo do time paulista se manter na liderança do marcador porque Betinho voltou afiado, marcando 10 pontos só no terceiro quarto. No último segundo, Gui Bento empatou para o Pinheiros, 62 a 62

Os mais de 4.000 torcedores empurraram o Carcará nos últimos dez minutos de jogo que foram eletrizantes. Com um nível de marcação muito alto das duas equipes, a primeira cesta só saiu depois de três minutos. O Pinheiros abriu cinco pontos de vantagem com o americano Holloway. Com uma bola de três pontos de Paulinho, o ginásio Paulo Sarasate foi tomado pelo grito da torcida. O Solar Cearense ficou sem seu principal reboteiro, o pivô Leozão, que saiu após cometer a quinta falta. Os paulistas chegaram a 9 pontos a frente no placar e o Carcará não conseguiu mais tirar, finalizando em 73 a 82.

Próximas partidas

Pinheiros x Solar Cearense 
vencedor pega o Paulistano
Jogo 2 – 06/04 (sexta), às 19 horas, Poliesportivo H. Villaboim
Jogo 3 – 08/04 (domingo), às 19h30, Poliesportivo H. Villaboim
Jogo 4* – 11/04 (quarta), horário a definir, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza
Jogo 5* – data, horário e local a definir